fbpx

Por que investir em treinamentos pode melhorar os resultados da sua empresa?

“Em períodos conturbados e de crises que nós mais investimos em capacitação e treinamentos da nossa equipe. Precisamos que cada um esteja desempenhando o máximo de sua produtividade para superarmos as dificuldades do setor”.

A declaração é de um gerente de treinamentos de uma grande indústria farmacêutica e reflete bem a importância que algumas empresas dão a contratação de treinamentos para suas equipes, especialmente em momentos difíceis da economia.

Essa percepção pode ser vista na pesquisa divulgada recentemente pelo Great Place to Work e que foi feita com gerentes de Rh´s. O estudo mostra que 30% das empresas consultadas disseram que a maior preocupação em 2018 foi com investimentos em treinamentos e que em comparação com o ano anterior, o orçamento para T&D (treinamento e desenvolvimento) aumentou.

Apesar do grande número de empresas preocupadas com isso, ainda existem outras tantas que ainda encaram os treinamentos como um gasto desnecessário. O que é um erro! O ativo mais importante de uma empresa que quer ter sucesso no seu negócio são as pessoas.

Por quê treinar?

Preparar melhor os colaboradores ajuda a minimizar erros provocados pela rotina do dia a dia.  Você melhora a percepção de um profissional quando ele é submetido a um treinamento ou capacitação e, em geral, o investimento feito para isso é menos oneroso do que contratar um novo colaborador.

Do ponto de vista do funcionário, o treinamento pode ser encarado de duas formas: é uma oportunidade de enxergar o processo sobre um novo ponto de vista ou de compartilhar experiências que podem ajudá-lo a melhorar o seu processo de trabalho.

Alguns afirmam que esses momentos de aprendizado são como um “respiro” na pesada rotina do dia a dia ou uma valorização de seu talento.

Ao longo dos 23 anos de atuação, o Grupo Seixas atua treinando equipes, diretores e até executivos para liderarem melhor, para se comunicarem de maneira mais eficiente e até para aperfeiçoar os processos de atendimento e vendas das empresas.

Quais são os benefícios?

O que mais observamos é que empresas de sucesso entendem que investir em treinamentos é reduzir custos e aumentar a produtividade dos departamentos. Pode parecer um contrassenso, mas quando se investe em treinar uma equipe você:

  • Reduz ruído de comunicação: um dos grandes problemas dos departamentos de uma empresa são os ruídos gerados entre eles quando é preciso fazer uma “passagem de bastão”. Quando se tem a oportunidade de treinar as pessoas isso é minimizado e, em alguns casos, deixa de existir porque você faz um alinhamento de todas as pessoas envolvidas.
  • Cria uma comunicação mais assertiva: muitas empresas são gigantes no mercado, mas seus colaboradores não “falam a mesma língua” e, em certas situações, muitos não sabem nem o que exatamente a empresa é capaz fazer pelo cliente. Com um treinamento você pode preparar seu time para ter uma mesma linha de discurso entre todos os colaboradores e fazer com todos falem da mesma maneira quando estão com diferentes stakeholders.
  • Melhora a competitividade e a produtividade da empresa: um treinamento é capaz de gerar entrosamento entre pessoas e aproxima equipes de diferentes setores. Com isso há um ganho no ambiente de trabalho, uma diminuição na rotatividade de pessoal e uma redução na refação de tarefas simples. A partir do momento que se investe em treinamento, você demonstra que se importa com sua equipe, logo, o colaborador se sente mais valorizado
  • Melhora a retenção de talentos: Empresas que ajudam seus colaboradores a se desenvolverem aumentam as chances de que seus talentos permaneçam na empresa e desperta o interesse daqueles que estão em busca de uma oportunidade e veem a possibilidade de desenvolvimento profissional como um valor.

Nós do Grupo Seixas podemos ajudar a sua empresa a se desenvolver cada vez mais com treinamentos customizados individuais ou para equipes. Trabalhamos desde a preparação da sua equipe para se comunicar melhor, sua estratégia de comunicação para um produto ou processo, até a capacitação de executivos e diretores para representarem sua empresa.

Conta para a gente nos comentários: Na empresa onde você trabalha,  treinamentos são vistos com gastos ou investimentos?

 

Não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse. Abraços!

Leave a Reply 0 comments

Leave a Reply: