Grupo Seixas

Eu gostaria de agradecer à Academia…

 

Imagine ter que fazer um discurso em pouquíssimos segundos para milhões de pessoas e ainda com todo peso emocional de um dos momentos mais marcantes da sua vida. Parece impossível, né? Mas é exatamente isso que acontece em toda cerimônia de entrega do Oscar. E o que podemos aprender com os discursos mais memoráveis do Oscar? Analisamos as últimas cerimônias e reunimos os 3  pontos que não podem faltar em um discurso memorável do Oscar.

 

 

1 – Preparação – Aparentemente, todo discurso de um ganhador do Oscar é feito de improviso. Mas, na verdade, o que parece ser de improviso foi pensado e repensado pelos atores e diretores. Portanto, saiba que até em uma apresentação curta em que você terá que agradecer e deixar uma pequena mensagem, o ideal é que você organize seus pensamentos e faça uma preparação prévia. Isso vai trazer mais confiança e segurança na hora de falar e não deixar que a sua emoção atrapalhe este momento único. Foi o que aconteceu com Patrícia Arquette, em 2015, que levou pra casa a estatueta como melhor atriz coadjuvante, por sua atuação e em Boyhood. Na hora do anúncio, ela discretamente recebe das mãos do homem que estava ao seu lado na plateia um bilhete onde estava sua mensagem para aquele momento. Instantes depois, ela recebe a estatueta e leu a mensagem que havia preparado defendendo a igualdade de gênero.

 

 

2- Seja Memorável – A escolha de sua mensagem é muito importante para determinar o quão memorável o seu discurso será. Não se perca em muitos tópicos ou em longas frases. Como o tempo é curto (menos de 40 segundos), o ideal é definir um ponto central e se concentrar nele. Foi o que fez a atriz Halle Berry quando ela ganhou, em 2002, o OScar de Melhor Atriz e entrou para história como a primeira mulher negra a receber a estatueta. Em seu discurso, ela foi direta ao ponto e marcou a todos com a frase “Este momento é muito maior do que eu e para todas as mulheres sem rosto, sem nome que agora tem uma chance porque esta porta foi aberta esta noite”

 

 

3 – Capacidade de Lidar com Imprevistos – Mesmo em uma situação tão curta quanto um breve discurso do Oscar você precisa estar preparado para lidar com imprevistos e tirar deles o melhor pra você. Foi o que aconteceu com a atriz Jennifer Lawrence, vencedora na categoria Melhor Atriz, em 2013, quando ao ser anunciada, ela tropeçou na barra do vestido que usava enquanto subia ao palco para receber o prêmio. A atriz pensou rápido e acrescentou ao seu discurso a seguinte frase que tornou aquele momento engraçado e memorável: “Vocês estão todos de pé porque eu cai e isso foi embaraçoso…” Essa pequena brincadeira consigo mesma foi motivo para uma longo e caloroso aplauso do público.