
Saber como passar uma boa imagem de si mesmo é importante para qualquer pessoa que tenha como intuito fortalecer seu marketing pessoal.
Existem diversas técnicas que podem ser seguidas para que você passe a melhor versão de si mesmo para as outras pessoas.
Porém, antes de nos aprofundarmos nessas questões técnicas, é importante deixar claro o conceito de marketing pessoal.
O que é exatamente marketing pessoal?
Bom, marketing pessoal nada mais é do que a arte de se vender. Porém, como qualquer outra arte, é importante se dedicar para conseguir o melhor resultado. O uso do termo marketing é justamente para representar que nessa prática há a combinação de estratégias, pensadas e planejadas, que visam chegar a um fim satisfatório.
Da mesma forma que o marketing é usado para atribuir valor a um produto ou um negócio, ele pode, e deve, ser usado para atribuir valor a sua imagem pessoal, seja em uma entrevista de emprego, em uma apresentação ou em um primeiro encontro.
Nesse tipo de marketing, a forma como você vai construir a estratégia é ainda mais importante, pois se trata da sua imagem pessoal. E a forma que você vai aplicar essas estratégias é outra variável que deve ser considerada.
Como nada é pensado sozinho, você precisa levar em conta não só a sua pessoa, mas também o contexto em que está inserido. Saber se posicionar adequadamente em situações diversas é o que vai contribuir para que você seja visto como uma pessoa versátil e adaptável.
Criando personas
No mundo do marketing, persona é uma estratégia de mercado. É um perfil falso porém com diversas características verdadeiras, que ajuda uma marca a segmentar melhor seu público alvo e saber qual é o seu cliente ideal. As personas permitem a uma empresa, aplicar mais precisamente suas estratégias de atração e manutenção de clientes.
Dando uma pesquisada rápida no dicionário encontramos também a seguinte definição de persona: “personalidade que o indivíduo apresenta aos outros como real, mas que, na verdade, é uma variante às vezes muito diferente da verdadeira.”. Ou seja, é comum também ao ser humano criar personas, às vezes sem saber que está criando-a.
Não adianta criar uma única persona de si mesmo e usá-la em todas as ocasiões. É importante ser mutável, mas não incoerente. Apresente-se de forma adequada em situações formais e informais, mantendo o padrão entre elas, para que não soe como uma pessoa multifacetada e falsa.
Diante das informações apresentadas, está na hora de aprender algumas dicas para construir melhor seu marketing pessoal e adquirir valor para si mesmo.
Como usar a curiosidade para se aproximar das pessoas?
Para colocar em prática o seu marketing pessoal, é preciso fazer conexões. Mas, para tanto, é necessário saber puxar assunto. Falar em público, trabalhar a comunicação, também é saber como se relacionar com as pessoas.
Demonstrar interesse no outro é imprescindível para criar uma conexão. Então, se você está em um lugar, aonde não conhece muita gente, mas precisa criar networking, é importante aproveitar as oportunidades.
Por exemplo, se alguém te apresenta à outra pessoa é necessário fazer o assunto render, para isso, uma forma legal de mostrar que você está interessado no que aquela pessoa tem a dizer é por meio da curiosidade, fazendo perguntas.
Faça perguntas que instiguem a pessoa a se abrir mais e mais com você, assim você terá bastante assunto e poderá formular melhor o caminho que a conversa irá tomar. Quanto mais você pergunta, quanto mais demonstra interesse, mais o outro se sente valorizado.
Portanto, sempre que você quiser usar o marketing pessoal para se relacionar com as pessoas, faça perguntas. Não precisa entender de todos os assuntos, apenas seja curioso, pois a curiosidade aproxima as pessoas.
Abra um sorriso para criar empatia
Como criar conexões com as pessoas no início da sua fala? A resposta é: abra um sorriso. Se for fazer uma palestra, apresentar um trabalho ou fazer uma reunião com a sua equipe, abra um sorriso antes de tudo, antes até do bom dia, boa tarde ou boa noite.
Podemos utilizar essa simples técnica, para já na largada, acrescentar valor ao nosso marketing pessoal. Olhe para as pessoas, se coloque no lugar delas, tenha empatia, mostre que está feliz de estar com aquelas naquele momento, e para isso, sorria.
Não precisa ser algo demorado, basta apenas retirar cinco segundos de sua apresentação para sorrir. Esses cinco segundos sorrindo, já criam, inconscientemente, uma conexão. E o intuito não é arrancar risadas, ou gargalhadas de quem está ao seu redor, mas demonstrar a melhor versão de si mesmo.
O fato de, já se apresentar com o sorriso no rosto, vai desarmar quem já tinha alguma resistência. Por isso, essa é a melhor forma de fazer uma conexão natural.
Adquira visibilidade
De nada adianta ter a vontade de melhorar o seu marketing pessoal, se você não permite que as pessoas o conheça. Seja visto, apareça nos lugares, converse com as pessoas, troque conhecimentos e se inteire dos assuntos .
Você não precisa ter um networking enorme para ser reconhecido como uma pessoa de grande valor na sua área. Basta se mostrar presente para aqueles com quem você já tem certo grau de conexão.
Mostre que está disponível para trocar conhecimentos, ou ajudar alguém que precisa. Exponha suas habilidades, porque com certeza, caso surja alguma oportunidade, as pessoas irão lembrar de você e te indicarão.
Esteja presente nos lugares que o seus contatos estratégicos estão, se inteire dos assuntos que eles comentam. O universo online também não pode ser esquecido. Não deixe de publicar sobre o que te interessa e sobre o que você está fazendo. Para ser lembrado, você precisa ser visto!
Essa é mais uma das diversas formas de passar uma boa imagem de si mesmo. Não deixe seu marketing pessoal de lado, trabalhe em cima dele todos os dias, ganhe a simpatia das pessoas e adquira valor a sua imagem.