
Para apresentar ideias, convencer ou explicar algo a alguém, o uso de boas analogias pode ser o caminho mais rápido, mais divertido e mais memorável. Você sabe como construir esse raciocínio e encantar quem te acompanha?
As famosas figuras de linguagem são recursos linguísticos usados por quem cria uma mensagem para gerar determinado efeito em quem a recebe. Usam-se diversos recursos diferentes para que o outro possa receber e interpretar a mensagem da forma mais assertiva possível. A analogia é uma das figuras de linguagem mais comuns no nosso dia a dia.
O que é analogia?
A definição de analogia é, segundo o dicionário Aurélio, a relação de semelhança entre objetos diferentes e/ou investigação da causa das semelhanças.
São comparações entre objetos com o objetivo de ressaltar a relação entre eles. Ex: A Mayra é a comandante do navio Grupo Seixas. Nessa frase eu atribuo à nossa diretora comercial as características que você, leitor(a), carrega consigo sobre a imagem de um comandante. Provavelmente você já a imagina como uma pessoa séria, correta e que sabe de tudo o que se passa aqui dentro.
Quando devo usar analogias?
Como qualquer técnica ou prática que ensinamos aqui no Grupo Seixas, a analogia não é uma solução mágica, nem a única resposta para qualquer desafio que apareça para você.
A analogia deve ser usada quando você tem total clareza sobre as relações comparativas e elas são bem explícitas. Se quem te ouve não consegue entender a relação entre os objetos comparados, sua mensagem se torna desconexa.
Quando você está introduzindo um conceito, pensamento ou ideia nova a analogia funciona como uma ponte entre o novo(seu assunto) e o presente(realidade de quem te acompanha), dessa forma o que é dito não parece completamente estranho e a memorização fica facilitada pela associação.
Ex: No dia de virada de Escola de Comunicação Beth Seixas para Grupo Seixas nós lançamos um artigo-manifesto fazendo uma analogia entre o nosso reposicionamento de marca e o passo na lua de Neil Armstrong. Nesse caso nós aproveitamos toda a simbologia desse passo (“É um pequeno passo para o homem, mas um salto para a humanidade”) para a história para representar a importância dessa mudança na nossa história.
Além de apresentar novas ideias e conceitos, a analogia ajuda a aproximar seu pensamento à realidade do outro. Por isso ela é valiosa toda vez que uma ideia sua não é compreendida, você quer explicar uma sensação ou sentimento. Ex: Quem participa dos nossos treinamentos sai tão feliz como uma criança no dia do seu aniversário.