fbpx

Coragem: A comunicação exige atitude!

Definitivamente, se comunicar não é nada fácil.

Se relacionar com pessoas diferentes de você, se expor, ter que convencê-las e tentar não se preocupar com o que os outros estão pensando, exige muita habilidade. (perceberam que eu não usei a palavra “talento”, e sim habilidade. Qualquer pessoa pode desenvolver habilidades em comunicação)

Gravar vídeos então… iiixi… Aí piorou de vez.

Por mais que vejamos milhares de vídeos nas redes sociais, uma gigantesca parcela de pessoas tem muita vontade de gravar vídeos, ter seu próprio canal para emitir suas opiniões, fazer palestras ou simplesmente compartilhar a vida com quem se interessar, e não o fazem.

E eu entendo perfeitamente os motivos de cada um: vergonha, timidez, receio do que os outros vão pensar, se achar incapaz, não gostar da voz, não gostar da imagem, do sotaque e por aí vai. E cá entre nós, tenho todos esses receios e mais alguns também. Como dizemos aqui em Belo Horizonte, “uai, eu também sou gente!”.

Ao longo desses anos (já são 12) que dou treinamentos e mentorias, procuro passar para os meus clientes e alunos aquilo que eu aplico em mim mesmo para superar todos os desafios de me comunicar bem.

Crie coragem, tome uma atitude!

De todas as técnicas e ferramentas, que são extremamente necessárias e importantes, eu creio que a coragem e atitude são imprescindíveis e vem muito antes de qualquer coisa.

Coragem precede atitude. Assim como ambos precedem a comunicação. Quando pesquisamos o significado de coragem, é possível achar essa definição: “É a capacidade de agir apesar do medo, do temor e da intimidação. Deve-se notar que coragem não significa a ausência do medo, e sim a ação apesar deste”.

Portanto, se você tem receios em relação a sua comunicação, lhe digo que isso é normal. Você só tem que aprender a lidar com o seu medo.

Não é fácil. Eu sei. Mas é possível! E quando damos o primeiro passo, ou postamos nosso primeiro vídeo, mesmo que não tenha ficado como a gente imaginou (cuidado com muitas expectativas. Faça o que tem que ser feito., depois vá melhorando) a energia começa a circular e o processo vai fluindo. Ainda que fiquemos incomodados, com os mesmos motivos para não continuar, a gente segue em frente.

Um case de sucesso

Foi isso o que mais trabalhei com essa figura incrível da foto! Coragem e atitude! A Lívia (@colenlivia) resolveu se tornar uma “Influenciadora do Estilo Livre de Padrões”. Para isso começou a criar redes sociais e canais digitais.

É uma pessoa super comunicativa, bem humorada, bonita e muito determinada. Mas na hora que precisava gravar vídeos para abastecer suas redes sociais, não conseguia publicar.

Tivemos encontros muito produtivos. Ela trabalhou bastante e teve que superar todos os seus bloqueios e crenças limitantes.

Aprendeu algumas técnicas, mas teve muito mais coragem e atitude!

Nossa última aula foi sensacional! E com muita coragem e atitude (além das técnicas, é claro) eu acredito piamente que ela vai conquistar tudo aquilo que deseja.

Como eu disse no início desse texto, “definitivamente, se comunicar não é nada fácil”.

Mas com coragem e atitude, a gente consegue!

Aqui no Grupo Seixas, oferecemos treinamentos e mentorias, com os melhores especialistas, que podem te ajudar a se comunicar melhor e se tornar uma pessoa mais confiante. Quer saber mais? Então nos deixe uma mensagem. Gostou desse conteúdo? Assine nossa newsletter e fique sempre atualizado!

 

Leave a Reply 0 comments

Leave a Reply: