fbpx

Saiba por que investir em comunicação

Atualmente, muitas pessoas entendem o valor da comunicação, seja para seus negócios ou vida pessoal, entretanto, há ainda aqueles que são bastante céticos em relação ao poder que a mesma tem de mudar as coisas.

Até certo tempo atrás, se você chegasse para o dono de uma empresa e falasse que o rendimento dos funcionários não estava satisfatório devido a um problema de comunicação interna, ele riria da sua cara. Obviamente não pensaria em investir dinheiro em algo que para ele era inexistente e incompreensível.

Outro exemplo, bastante recorrente, é falar para uma pessoa que ela não consegue uma aumento de salário por que não sabe se comunicar de forma efetiva e ela lhe dizer que está totalmente enganado.

Casos assim são bastante comuns de se ver e, embora o panorama geral esteja mudando, ainda é preciso trabalhar na cabeça de diversas pessoas, que comunicação importa sim, e é por meio dela que muitas vezes podemos sanar problemas e alcançar resultados.

Trabalhar comunicação é trabalhar o autoconhecimento

Aqui no Grupo Seixas, pregamos e defendemos a ideia do autoconhecimento em todos os nossos treinamentos. Isso porque acreditamos que não ensinamos ninguém a se comunicar, apenas auxiliamos uma descoberta do potencial de cada um dos nosso alunos e clientes.

Muitas vezes, as pessoas  precisam apenas de um “empurrãozinho” para entenderem que nada foi implantado nelas, tudo que elas sabiam já estava lá. E nossos especialistas fazem questão de deixar isso claro em todos os treinamentos, já que são eles os responsáveis por dar esse “empurrão” e conseguir extrair o máximo de cada cliente nosso.

Uma das frases que mais ouvimos nos treinamentos, principalmente nos de Comunicação de Alto Impacto e de Locução é: “Eu não sabia que era capaz de me comunicar tão bem”. E isso exemplifica exatamente o que quero dizer.

Descubra que você também é capaz. E é aí que eu digo que investir vai trazer um retorno gigantesco. Por que, se você passar o resto da vida achando que não pode fazer algo, provavelmente nunca vai fazer mesmo, agora, se procurar por auxílio de especialistas no assunto, que te dirão como fazer, tudo ficará muito mais fácil e as chances de alcançar um resultado satisfatório serão muito maiores.

É a partir do primeiro passo que os resultados virão

Como dito anteriormente, a partir do autoconhecimento você encontrará seu potencial na comunicação e assim será capaz de resolver problemas que vão muito além da área, como aquele exemplo que citei, de conseguir um aumento de salário.

Seguindo uma ordem lógica e perfeita, primeiro podemos dizer que você identifica uma dor, e por dor eu me refiro a problema, após isso, você procura por maneiras de saná-la, então você encontra uma solução e começa a trabalhar em cima do problema, e no final espera-se que você tenha encontrado a solução.

Bom, seria muito legal se as coisas seguissem esse fluxo, mas sabemos que a realidade é um pouco diferente. Procurar melhorar sua comunicação, na tentativa de sanar seus problemas, é o primeiro passo para que encontre a solução. Talvez você necessite da ajuda de especialistas de outras áreas, mas uma vez adquirido o conhecimento, você nunca mais esquece.

Busque auxílio de quem entende do assunto

Dizer para um amigo, colega ou funcionário que sua empresa possui problemas de comunicação interna, não vai fazer com que as coisas mudem ou se resolvam. É preciso procurar auxílio de quem sabe como proceder.

Investir dinheiro enquanto o problema ainda está pequeno, vai ser muito mais vantajoso do que investir quando ele tomar rumos desproporcionais. E eu não falo só a respeito da quantidade de dinheiro que você teria que gastar, mas sim de todo o estresse e tempo que teria que ser disponibilizado.

Logo, se desde o início, você recorrer a um profissional especializado em problemas comunicacionais, ele achará a disfunção muito mais rápido, já que possui know how e experiência para tal, e lhe dirá o que fazer para que a sua empresa volte a funcionar normalmente, com um bom ambiente de trabalho, onde todos saibam se comunicar efetivamente.

Nós do Grupo Seixas já atendemos mais de 120 empresas e treinamos milhares de pessoas. Se você ou sua empresa possuem algum tipo de problema comunicacional e precisam de auxílio, entre em contato conosco e faça da comunicação uma ponte para o sucesso!

Leave a Reply 0 comments

Leave a Reply: