Apresentações memoráveis: inspire-se

Você já parou para pensar que a voz humana é um dos instrumentos mais poderosos do mundo? Pois é, através dela é possível começar uma guerra ou apartá-la. Por isso, ter a noção de que cada palavra que é dita, nunca retornará ou se apagará é de extrema importância.

Ao longo dos anos, já escutamos e aprendemos com diversos discursos. Proferindo as palavras certas podemos convencer as pessoas que desejamos e afetar milhares de outras, já que cada um de nós tem um grande poder de influenciar.

Algumas pessoas já nascem com um poder de convencimento incrível, que nos faz acreditar em cada palavra que ela diz, mesmo quando estão falando mentiras. Já outras tem muitos problemas ao falar em público, não conseguindo passar uma mensagem clara nem convincente.

A questão é que a maioria dos grandes discursos proferidos pela humanidade tiveram algum tipo de preparação por trás. Como eu disse anteriormente, cada palavra conta, por isso devemos pensar muito bem no que vamos dizer e como vamos dizer, uma vez dito, não tem mais volta.

Inspire-se

Martin Luther King

Em 1963, Martin Luther King Jr proferiu um discurso a favor dos direitos civis e da igualdade para os negros nos Estados Unidos.

O apelo do ativista político marcou a história e hoje inspira aqueles que buscam por direitos iguais. Mundialmente conhecido como “I have a dream”, esse discurso se tornou um dos maiores exemplos quando se trata de comunicação de alto impacto.

Leia um pedaço do seu discurso intitulado “Eu tenho um sonho”: “Digo a vocês hoje, meus amigos, que, apesar das dificuldades de hoje e de amanhã, ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano. Tenho um sonho de que um dia esta nação se erguerá e corresponderá ao verdadeiro significado de seu credo: ‘Consideramos essas verdades manifestas: que todos os homens são criados iguais’…

E quando isso acontecer, quando deixarmos a liberdade ecoar, quando a deixarmos ressoar em cada vila e vilarejo, em cada Estado e cada cidade, poderemos trazer para mais perto o dia em que todos os filhos de Deus, negros e brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão se dar as mãos e cantar, nas palavras da velha canção negra, ‘livres, enfim! Livres, enfim! Louvado seja Deus Todo-Poderoso. Estamos livres, enfim!” (Para ler o discurso completo, basta clicar aqui)

Em quase 10 minutos de discurso, Martin Luther King proferiu palavras sábias de um discurso previamente pensado, porém impactante, convincente e memorável.

Esse é o exemplo perfeito de discurso claro e direto. O ativista não se delonga muito e mesmo assim diz o que todos querem ouvir e tudo o que ele estava destinado a falar. A preparação foi fundamental para que houvesse a excelência e a exatidão no decorrer da fala de Luther King.

Steve Jobs

Outro discurso que revolucionou a história da humanidade foi o do Steve Jobs apresentando o primeiro iPhone.

Na apresentação ele introduz no mercado as funcionalidades de um smartphone revolucionário e acaba inspirando e motivando o público a adquirir e preferir aquele aparelho em detrimento dos outro celulares.

Leia a seguir um pedaço da sua palestra que durou cerca de uma hora e dez minutos: “Eu mal dormi ontem à noite e estava tão animado sobre hoje, por que somos sortudo em ter a Apple. Temos realmente produtos revolucionários. O MAC em 1984 é uma experiência que aqueles que estiveram lá nunca esquecerão. E também penso que o mundo não esquecerá. O iPod, em 2001, mudou tudo sobre música. E iremos fazer isso novamente, em 2007, com o iPhone. Estamos muito entusiasmados com isso.” (Para assistir a palestra completa, basta clicar aqui)

A Apple é em si um grande exemplo de storytelling bem feito, e um dos responsáveis por isso, com certeza é o Steves Jobs. A forma como o primeiro IPhone foi apresentado, sem dúvidas contribuiu e muito para o seu sucesso no mercado.

Bom, é isso, trouxe esses dois exemplos de apresentações memoráveis, para que tenhamos em mente que tudo que é dito carrega consigo um grande peso. A preparação é fundamental e a inspiração também, por isso inspire-se nesses discursos e arrase na sua próxima apresentação.

Tem muita dificuldade para falar em público? O Grupo Seixas pode te ajudar! 

Quer receber mais conteúdos como esse? Então se inscreva na nossa newsletter. Abraços!

Leave a Reply 0 comments

Leave a Reply: