fbpx

Email marketing: Potencialize seus resultados!

Por muitos anos, o email marketing foi visto como spam, algo indesejado, sem valor, sem relevância e até intrusivo.

Hoje em dia, graças ao avanço do marketing e das tecnologias digitais, essas mensagens deixaram de ter uma conotação ruim e passaram a ser sinônimo de conteúdo relevante, e na maioria das vezes desejado pelo público.

E para as empresas, essa ferramenta é uma das mais importantes para entrar em contato com o público alvo, já que, de acordo com a Pew Research, 92% dos adultos online utilizam email.

Portanto, se você tem um negócio, não deixe essa ferramenta de lado. De forma gratuita você pode conseguir resultados surpreendentes para a sua empresa.

O que exatamente é o email marketing?  

Email marketing é o contato que uma empresa faz com seu clientes (ou potenciais clientes) através do email.

Para que o cliente receba esse email é importante que ele tenha tido algum contato com a sua empresa. Assim, a chance da sua mensagem ser vista como algo invasivo, indesejado e ser considerada spam, é muito menor.

Você deve estar se perguntando: “Como eu irei prospectar novos clientes por email, se eles nunca tiveram contato com a minha empresa?” Bom, a resposta você confere logo abaixo:

Adquirindo novos contatos

Antes de tudo, você tem que ter em mente que dentro de um mesmo público, que é o público geral da sua empresa, há segmentações, nem todo mundo vai gostar do mesmo tipo de conteúdo. Por isso é necessário pensar em adaptações.

Crie redes de prospecção de novos clientes. Vamos pensar nas redes que são usadas na pesca. Elas têm que ser adaptadas para cada tipo de peixe, evitando que eles escapem. No Marketing a ideia é a mesma, se você não quer perder um cliente, ou prospect, se adeque a ele, envie-o conteúdos que são do seu interesse ou que podem vir a ser.

Mas como você irá saber do que ele gosta, não é mesmo? Crie enquetes, conteúdos para blog, vídeos para youtube, e-books e outros tipos de conteúdo interativos e descubra. Prático, não é mesmo?

Por exemplo, se você está criando um e-book, para disponibilizá-lo, peça o e-mail do lead, assim você terá uma porta aberta para começar a alimentá-lo com novos conteúdos.

Mantendo os contatos adquiridos

A qualquer momento, o lead pode cancelar o recebimento de emails da sua empresa, ou marcá-los como spam. Por isso, não basta apenas conseguir seu contato, você tem que nutri-lo.

Se você percebeu que o lead tem mais interesse sobre o produto ou serviço que a sua empresa ofereçe, mande para ele mais informações dos mesmos. Agora, se você percebeu que ele ignora as mensagens deste cunho, alimente-o de outra forma, mande um texto ou artigo relevante, um post, um vídeo, isso provavelmente irá agradá-lo muito mais.

Deste modo, a chance do lead manter contato com a sua empresa por mais tempo, e no futuro se tornar um cliente, é muito maior.

Quais plataformas usar?

Apesar de parecer um processo simples, enviar email marketing é mais complexo do que enviar um email comum. É necessário usar alguma ferramenta ou plataforma auxiliadora, independente se sua empresa tem uma lista de contato de 30 pessoas, ou de 3000.

A desculpa para não enviar email marketing, não pode ser orçamentária, já que existem diversas plataformas digitais que oferecem esse serviço de forma gratuita ou por um preço bastante acessível. Entretanto, é importante pesquisar as funcionalidades de cada, para saber qual melhor atende às suas necessidades.

  • Active Campaign

Aqui no Grupo Seixas, utilizamos o Active Campaign, que além de prover serviços de email, também nos dá uma análise da eficácia dos email enviados, da taxa de engajamento, análise de leads, exemplificação de resultados e etc.

O Active Campaign possui um preço bastante competitivo no mercado, e obtém vantagem já que possui diversas funcionalidades concentradas em sua plataforma.

É possível escolher planos mais baratos e mais caros, de acordo com a sua disponibilidade financeira. E para que você tenha certeza se deseja ou não utilizar a plataforma, a mesma concede um período de teste gratuito de 14 dias.

  • MailChimp

Se você realmente não pode gastar com plataformas de email marketing no momento, mas ainda assim quer alavancar o seu negócio, nutrir seus atuais clientes e prospectar outros, tudo bem, há uma alternativa: O MailChimp.

O MailChimp é a ferramenta de automatização de emails mais usada em todo mundo, e o melhor, ele oferece uma versão totalmente gratuita para seus usuários.

Logicamente, a versão gratuita, freemium, tem restrições se comparadas as versões pagas, como por exemplo, a restrição de 12.000 disparos de email por mês e até 2.000 assinantes, mas ainda assim, seus recursos são bastante abrangentes, e muito úteis para quem quer começar a enviar email marketing.

Além do mais, a plataforma é bem intuitiva e fácil de utilizar, e a criação da conta é super rápida.

Considere migrar para os planos pagos da plataforma de acordo com o crescimento da sua base de dados e do avanço do seu negócio, desta forma, você conseguirá otimizar o seu serviço de email marketing e torná-lo mais abrangente e eficaz.

Lembrando, que além dessas duas plataformas, existem diversas outras no mercado, capazes de gerar resultados incríveis para a sua empresa. Então a dica é: Pesquise. Na internet é possível encontrar resenhas muito bem detalhadas sobre o Active Campaign e MailChimp, também é fácil encontrar análises de outros serviços de envio de emails.

Escolha o que mais se adequa ao seu negócio, e se, após utilizar algum, você perceber que não foi eficiente, teste outros. A única coisa que você não pode deixar de fazer, é enviar email marketing! Espero que agora esteja bem claro que esse é um recurso de extrema importância e muito válioso para o seu empreendimento.

Se tiver alguma dúvida, deixa para a gente nos comentários. Se quiser receber nossos email marketing, com mais conteúdos como esse, não se esqueça de assinar a nossa newsletter. Até mais!

 

Leave a Reply 0 comments

Leave a Reply: