fbpx

Por que as pessoas têm medo de falar em público?

Bom, essa parece ser uma pergunta fácil de responder, afinal de contas a maioria das pessoas que têm medo de falar em público alegam sentir vergonha, nervosismo, timidez entre outros motivos.

Mas a questão vai muito além disso, o verdadeiro motivo das pessoas não gostarem de falar em público é muito mais amplo do que imaginamos. Existe até um nome para definir esse tipo de fobia, que é “Glossofobia”, onde “glosso”, no grego, significa língua e “fobia” medo.

De acordo com o professor de administração Marco Aurélio Morsch, do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Mackenzie em entrevista dada ao portal EXAME, há quatro fatores que as teorias indicam serem responsáveis pelo medo de falar em público, estes são:

  • Fisiologia
  • Habilidades
  • Pensamentos
  • Situações

Por dentro dos fatores

Bom, e o que quer dizer cada fator afinal? A explicação vem logo abaixo, dá uma olhada:

  • Fisiologia: “O Medo e a ansiedade envolvem a excitação do sistema nervoso autônomo em resposta a um estímulo de potencial ameaça, quando então nossos corpos se preparam para a batalha. Essa hiperexcitação leva à experiência emocional do medo e interfere em nossa capacidade de agir confortavelmente diante do público.” explica Morsch. Por isso a fisiologia deve ser levada em conta quando se trata de algum tipo de medo, o nosso corpo transparece exatamente aquilo que está acontecendo por dentro. Se enxergarmos no ato de falar em público uma ameaça, nosso corpo tentará combater aquilo da maneira que conseguir e pessoas que possuem glossofobia recusarão fazê-lo sempre que tiverem uma oportunidade.

 

  • Habilidades: “Falar em público é uma habilidade, como a própria comunicação. Logo ela é uma competência que pode ser aprendida e desenvolvida.” Assim como aprendemos a falar, podemos aprender a falar em público, nos apresentar e qualquer outra coisa que desejarmos, basta empenho. Algumas pessoas têm como característica serem mais extrovertidas e comunicativas, para estas se torna quase que natural falar em público, já outras são mais inibidas e para isso existe solução, diversos treinamentos na área estão aí para provar, além de diversas técnicas ensinadas por vários profissionais que estão disponíveis na internet.

  • Pensamentos: Aposto que você já ouviu dizer que a mente controla o corpo não é mesmo? Esta afirmação se encaixa totalmente no que estamos discutindo. Se os seus pensamentos estão todos dizendo que a sua apresentação será ruim, que você irá passar vergonha na frente do público e que as pessoas irão te julgar, logicamente você não fará uma boa apresentação, não tem como! Por isso trabalhar o seu pensamento, não só antes de ter que falar em público, mas constantemente, é muito importante.

 

  • Situações: Esse fator é interessante de ser analisado, já que dependendo da situação, até quem não tem medo de falar em público pode se sentir inibido e nervoso. Provavelmente você já deve ter lido uma notícia ou assistido a uma entrevista de um cantor famoso, dizendo que em seu maior show lhe bateu um baita nervosismo, mesmo já tendo experienciado cantar em público inúmera vezes. Ou seja, o medo está diretamente ligado às situações.

Como vencer o medo de falar em público?

Nesse artigo eu não irei me delongar nas soluções, porém lhe apontarei 3 caminhos que podem ser destrinchados e que podem te ajudar. Fiquem ligados por que em um próximo texto, no nosso blog, você poderá entender as soluções com mais profundidade.

Bom, vamos lá, alguns pontos que você deve conhecer para vencer o medo de falar em público:

  • Preparação: Essa é uma das dicas mais básicas, mas também uma das quais as pessoas mais ignoram. Se prepare! A preparação é responsável por 60% do sucesso da sua apresentação. Treine o que você irá falar, planeje, ensaie na frente do espelho, anote o que será dito, tudo isso irá te ajudar a obter um resultado satisfatório.

A preparação também te ajudará a lidar com adversidades que podem acontecer no meio da apresentação, como a falta de internet, ou um interrompimento por parte de outra pessoa. Se você sabe o que vai falar, as pessoas lhe darão a credibilidade que merece, mesmo diante de situações que não estavam planejadas.

  • Treinamentos: Devido a grande demanda, hoje em dia há inúmeros treinamentos que podem ajudar a acabar com o medo de falar em público. Nesses treinamento há profissionais preparados, que lidam com pessoas que possuem essa fobia diariamente. Além de dicas, existem maneiras concretas de fazer com que você obtenha os resultados esperados ao falar em público.

Aqui no Grupo Seixas por exemplo, possuímos diversos especialistas que trabalham com isso a anos e se tornaram referência. Se você tem medo de falar em público e quer saber mais sobre o nosso curso de Comunicação de Alto Impacto, basta clicar aqui.

  • Trabalhe a sua mente: A terceira dica, e não menos importante, é trabalhar a sua mente. Como dito acima, os pensamentos tem total influência na forma como sua apresentação se sucederá, por isso é importante sempre se lembrar que o que o público deseja, é receber o conteúdo que você quer passar, eles estão ali para ouvir a sua mensagem, independente se você está com um papel amassado nas mãos, ou se o passador de slides quebrou.

No final das contas, se a sua apresentação foi satisfatória, as pessoas se esquecerão dos problemas que ocorreram durante a mesma e focarão no que foi dito. Lembre-se, ninguém está ali para te julgar!

Por hoje é isso, espero que estas dicas tenham sido valiosas para você, logo mais traremos outros conteúdos desse tipo para o blog, com mais dicas para você vencer de uma vez por todas o medo de falar em público.

Não quer perder nenhum conteúdo? Então se inscreva na nossa newsletter! Abraços!

Leave a Reply 0 comments

Leave a Reply: