fbpx

Como tornar seu assunto mais atrativo usando slides

 

Muitas pessoas não conseguem prestar atenção em textos longos por muito tempo, ainda mais se eles estiverem em apresentações. Textos, em sua maioria, não prendem a atenção do público, é monótono, e por vezes até entediante.

Por isso, é sempre bom procurar dinamizar, mesmo que não seja no conteúdo, mas na forma em que ele é apresentado.

O mais importante é fazer com que as pessoas se interessem pelo que você vai falar, independente se o assunto é longo ou curto, complicado ou fácil.

Por isso, além das técnicas de fala em público, preparação e domínio de palco, se atenha às técnicas de criação de slides.

Mesmo que o conteúdo seja muito interessante, se a apresentação de slides não estiver bem feita, atrativa, organizada e clara, de nada adiantará usá-la como auxílio.

Abaixo você confere algumas dicas, de como tornar seu assunto mais atrativo usando o auxílio dos slides. Olha só:

Escreva apenas o essencial

Os slides vão apenas servir de complemento para o que você vai falar. Por isso, não precisam de muita informação, tenha em mente tudo o que quer comunicar e se prepare antes, pois na apresentação, você terá que ser o mais objetivo possível.

Use tópicos de preferência, isso irá facilitar a visualização de quem está lendo e tornar o conteúdo menos cansativo.

Não amontoe muitos tópicos em uma mesma página de slide, se não de nada adiantará ter reduzido o número de informações, já que a leitura ainda assim será cansativa.

Deixe a sua apresentação mais visual

Deixar sua apresentação mais imagética, pode ter um impacto positivo no engajamento das pessoas. Não é necessário usar somente imagens/fotos, você também pode optar por utilizar gráficos e planilhas. Até a escolha do layout vai interferir na atratividade do seu slide.

Ao escolher o layout, logicamente você deve ir de acordo com o assunto que você irá falar, se vai ser mais sério ou mais descontraído. Se atendo a isso, opte por aquele que mais encaixa e que ao mesmo tempo, é o mais dinâmico.

A dinamicidade prende a atenção das pessoas, que gostarão de saber o que há de novo em cada etapa da apresentação.  

No slide de respiro, que é aquele slide que divide blocos da apresentação, você pode utilizar uma foto como background. E para que a imagem não desvie a atenção do que realmente importa, escolha uma mais neutra, onde o título fique em evidência.

Ao invés de mostrar vários números (ou dados), escritos, coloque-os em um gráfico ou planilha. Mostre algo colorido, chamativo (dentro do padrão de formalidade exigido) e assim conquiste não só a atenção do público, como o entendimento do conteúdo exibido também.

Exemplifique o que pretende falar

A super vantagem de utilizar slides, é que se tratam de quadros em branco que você pode moldar totalmente, para que fiquem de acordo com suas necessidades e facilite a entrega do conteúdo.

Logo, se você quer demonstrar algo, ao invés de explicar falando, você pode projetar na sua apresentação. Talvez você encontre um vídeo de alguém explicando um assunto ou exemplificando algo bem melhor que você.

Então não há porquê não utilizar desse recurso. Anexe um vídeo, breve, nos seus slides, e facilite a sua vida!

Enfim, tenha sempre em mente que os slides, são só complementos da sua apresentação. Produza bons slides, mas antes se prepare, tenha todo conteúdo em mente e trabalhe sua comunicação. Tenho certeza, de que dessa forma, não há como o público se dispersar! Sucesso!

Quer receber mais conteúdos como este? Então assine a nossa newsletter. Tem alguma dúvida? Deixa para a gente nos comentários!

Leave a Reply 0 comments

Leave a Reply: